5000 Maneiras de Capacitar uma Guarda Municipal ?

Guardas Municipais e qual tipo de capacitação que possuem?

 

Quando pensamos sobre a responsabilidade do município nas questões que envolvem segurança pública, prontamente associamos à participação das Guardas Municipais e qual tipo de capacitação que possuem. Quem as capacita?, qual a duração de um Curso de Formação? Que temas ou disciplinas possuem? Para não dizer da preocupação sobre a habilitação para o uso e emprego de armas, sejam armas de fogo ou armas não letais – “teasers”.

E a Autonomia do Município?

Dada a autonomia e autogestão do município, não seria estranho também pensar que cada município capacita seus funcionários da melhor maneira que acha que deve ser. Daí ser fácil inferir que, se temos 5570 municípios, cada um com sua autonomia e autogestão, poderíamos inferir que existiriam mais de 5000 maneiras diferentes de treinar ou capacitar seus funcionários.

Considere-se ainda que, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, várias iniciativas surgiram para criar e organizar Guardas Municipais; ora as que eram comandadas por oficiais da reserva do Exército ou Oficiais de Polícia Militar, ou ainda por Delegados de Polícia. Como consequencia, as Guardas Municipais foram fortemente influenciadas com a aparência militar, ou policial, seja pelo uniforme, equipamentos, ou até mesmo pelo viés da capacitação que receberam.

Recentemente tivemos acesso aos dados do IBGE/2014 revelando que dos 5570 municípios existentes no Brasil, apenas 1081 constituíram Guardas Municipais pós Constituição Federal de 1988; e pasmem, destas apenas 884 tem um programa de treinamento ou capacitação seus integrantes.

Temos Cursos nessa área de Formação

Desenvolmemos em nossa plataforma de ensino cursos no formato EAD – Educação à Distância, dentre eles destacamos o curso Guarda Municipal e Comunidade com excelente repercussão por focar a necessidade de organizar o espaço urbano e a parceria com a comunidade na filosofia de polícia comunitária.

Esforços tem sido envidados tanto para a construção de uma política nacional de segurança pública, quanto para a criação de um Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, assunto de nova postagem abordando a Lei que o criou.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública em 2004 adotou e publicou documento denominado Matriz Curricular Nacional para ações formativas dos profissionais de segurança pública, mas na ocasião não contemplava os agentes municipais. Posteriormente em 2005, o documento foi ampliado e ganhou notoriedade por especificar a parte relativa as Guardas Municipais .  Foi mais uma ação de fortalecimento do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública.

Conclui-se portanto que, não serão mais de 5000 maneiras para se formar ou capacitar Guardas Municipais, mas  uma só, a Matriz é o norte, o documento oficial a ser seguido.

Acesse o documento neste link: http://pdba.georgetown.edu/Security/citizensecurity/brazil/documents/matrizcurricular.pdf

0 responses on "5000 Maneiras de Capacitar uma Guarda Municipal ?"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018, Professor Aureliano todos os direitos reservados.
Open chat
1
Olá!
Obrigado por nos contactar. Posso ajudar?
Powered by