• Home
  • Blog
  • Cursos
  • Loja
  • Biblioteca
  • Sobre Nós
  • Contato
RegistrarLogin
AURECURSOS
  • Home
  • Blog
  • Cursos
  • Loja
  • Biblioteca
  • Sobre Nós
  • Contato

Doutrinas

Início » Blog » Como acontecem as promoções na carreira na sua guarda municipal?

Como acontecem as promoções na carreira na sua guarda municipal?

  • Postado por professoraureliano
  • Categorias Doutrinas
  • Data 23/07/2021
  • Comentários 0 comentário

Nesta série doutrinas hoje nós vamos abordar a questão da progressão na carreira na sua organização.

Muitas organizações do tipo Guarda Municipal, Polícia Militar, utilizam alguns critérios. Quais são esses critérios, mais comumente utilizados para progressão na carreira?

As vezes promoção por merecimento, promoção por antiguidade, por tempo de serviço, e algumas interpõem alguns cursos como pré-requisitos para a passagem de um nível para o outro.

Organizações do tipo verticalizadas, piramidais, têm na sua base o maior número de pessoas que vão executar as missões. Depois a medida que vão subindo de cargos vão ocupando encargos de coordenação ou supervisão e apenas um chega a gestão da organização em como um todo. Na base para execução nós temos a entrada nessa base por concurso público definido pela própria Constituição Federal para todos os cargos. Então ele entra como guarda municipal depois é promovido a sub-inspetor depois a inspetor e apenas um chega então ao topo da organização como comandantes. Nós temos aí os diversos níveis: operacional, tático, estratégico e o nível de política da organização. A cada nível é exigido um tipo de competência ou habilidade diferente.

Na base nós precisamos mais e pessoas que tenham força física, que tem agressividade controlada, e no topo da organização nós temos pessoas que precisam exercer mais as atividades do cérebro de raciocínio e planejamento e interpretação das políticas públicas. Como adquirir essa habilidade? Na entrada nós todos sabemos que através do curso de formação, mas entre uma graduação e outra que vai sendo promovido é de se perguntar como foi que ele obteve a habilidade para coordenar equipes? Como foi que ele teve habilidades ou competências para exercer supervisão?

Já que sabemos que no caso do comandante é escolha ou indicação política que ele alça chegando ao topo da organização. Vamos nos preocupar então ele como foram adquiridas as habilidades e as competências necessárias para o exercício da coordenação ou para o exercício da supervisão. Não necessariamente Isso precisa ser por curso às vezes no exercício da função por vários anos a pessoa adquire por hábito aquela habilidade necessária para o exercício do cargo, mas isso leva algum tempo isso leva algum tempo e vai depender do esforço individual de cada um. Como adquirir habilidade e competência para o exercício de um cargo ou de uma função dentro da organização?

E ai chegamos à questão das múltiplas inteligências a que se refere Howard Gadner, porque às vezes uma pessoa tem uma inteligência lógico-matemática, outra mais musical, outra mais corporal-cinestésica. O certo é que ninguém tem todas essas inteligências concentradas e no mesmo nível para que possa exercer desde o nível da execução até o nível da gestão da organização.

Em algum momento em algum momento você tem pessoas que chegam ao topo da organização mas estão muito ligadas ao seu passado quando eram operacionais, carregam isso a vida toda. Não se preocuparam em fazer cursos não se preocuparam em um aperfeiçoamento pessoal, e aí um dia por indicação política ele chega ao topo da organização. Ele vai ter muita dificuldade para interpretar os planos políticos ou então ele vai se submeter a receber esses planos políticos da forma como os governos lhes impõe sem nenhum raciocínio mais elaborado ou de planejamento na organização. Você vai ver pessoas que ao subir de nível muitas vezes ficam presas ao nível que o antecedeu.

Lembro que tínhamos na Polícia Militar um curso de habilitação para praças, e era comum ouvir, por exemplo: na passagem de um Praça que chegava a ser oficial, pelo perfil profissiográfico de entrada, a exigência era muito mais concentrada num nível de inteligência sinestésica, corporal, de uso de força física, e ao ser promovido a oficial, o foco de exigência era voltado para liderança, planejamento no nível tático, ou mais ainda, para o nível estratégico, e não se tinha o mesmo desempenho.

Geralmente, a pessoa estagnou porque seu nível de inteligência era primordialmente de execução, porque não desenvolveu ao longo dos anos, ou era limitado.
O grande questionamento é: Como o Sistema de Ensino pode ajudar a organização nisso como um todo, já que ninguém tem todas as inteligências no mesmo nível.

Por isso as seleções de entrada nas Polícias Militares é diferente. Exige-se para entrada como praças, como executores, uma inteligência muito mais voltada para uso de força controlada, e para oficiais que vão trabalhar com planejamento, liderança de pessoas outras inteligências. Isso ocorre nas diversas organizações. Não raramente, quando se tem um funcionário que entrou na base como início de carreira e chega ao topo da organização por simples promoções por tempo de serviço, sente muita dificuldade em trabalhar com recursos humanos ou de liderar pessoas ou de planejar. O mesmo ocorre quando a organização recebe na entrada, pessoas com perfil mais que o exigido. Elas sempre vão se sentir deslocadas, como se estivessem sendo subutilizadas.

Ainda compartilhando experiências, lembro de um tempo que estava na ativa na Polícia Militar, e que participamos da formação de novos Sargentos que tinham origem como Soldados. Muitos ficavam ainda tão presos ao passado que ao serem promovidos, ao invés de ficarem alegres porque iam comandar destacamentos, ou outros cargos para a graduação de sargentos, reclamavam e queriam voltar a ser motoristas de guarnição. Ou seja, o curso servia apenas para promoção salarial, mas não queriam assumir a responsabilidade das novas funções.

Repito, isso não é privativo de vida militar, ocorre na maioria das organizações verticalizadas. Na construção civil por exemplo, observe os papeis de pedreiro, mestre de obras, e de engenheiro. Os papéis são sempre bem definidos. Não é regra que um pedreiro um dia não possa ser engenheiro. Mas aqui o foco é como ele vai conseguir isso.

Nós vamos continuar esses assuntos sobre doutrinas e eu espero que esse tenha Instigado você a raciocinar, a pensar sobre esse assunto e investigar como acontecem na sua organização os critérios de Promoção e como essas habilidades e competências foram adquiridas ou foram conseguidos através de cursos, de treinamento no passo a passo para organização. Até o próximo assunto então!

 

Assista no nosso canal YOUTUBE

 

Leia Mais

Quem é Howard Gardner e o que é Teoria das Inteligências Múltiplas. Disponível em: < https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/quem-e-howard-gardner-especialistas-em-educacao/>. Acesso em: 23jul21.

Tag:gcm, organização

author avatar
professoraureliano

Graduado em Pedagogia pela FAFIRE. Pós Pós-Graduação em Direitos Humanos pela UFPB. Coronel da Reserva da Polícia Militar de Pernambuco. Mais de 40 anos de experiência docente na Formação Profissional de policiais civis e militares, guardas municipais, agentes penitenciários, e agentes socioeducativos.

Post anterior

DOUTRINA DE COMANDO
23/07/2021

Próximo post

Como medir o nível de desenvolvimento de uma Guarda Municipal?
24/08/2021

Você também pode gostar

5 emprego
23 outubro, 2021
3 CONCEITOS
Como medir o nível de desenvolvimento de uma Guarda Municipal?
24 agosto, 2021
serie_doutrinas_comandar
DOUTRINA DE COMANDO
19 junho, 2021

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Pesquisar

Categorias

  • Blog
  • Doutrinas
  • formação
  • insegurança
  • Paradigmas

CURSOS

Direitos Humanos para Forças de Segurança

Direitos Humanos para Forças de Segurança

R$100,00
(81) 9 8101-5262
[email protected]
Facebook-f Twitter Linkedin Instagram Whatsapp

Parcele sua compra em até 5x Sem Juros

© Direitos reservados a AURECURSOS.

  • Política de privacidade

Faça login com sua conta de site

Perdeu sua senha?

Ainda não é membro? Registrar agora

Register a new account

Are you a member? Login now

Nas compras parceladas o CERTIFICADO somente será emitido após pagamento da última parcela. Dispensar