PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS – Parte 1

ou sobre Novas Tendências e Velhas Práticas

A necessidade de construção de uma Identidade de uma Guarda Civil comunitária passa pelo exame dos paradigmas que nortearam a criação e atuação anterior, e compará-los com os novos emergentes. Alguns já impulsionaram a Lei nº 13022 – Estatuto das Guardas Municipais e outros nortearão as novas tendências.

A necessidade de construção de uma Identidade de uma Guarda Civil

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites. (SIGNIFICADO ver refferencias)

Esses modelos vão influenciar não somente na criação, destinação, e modo de agir de uma Guarda Municipal. Para agir de determinada maneira é necessário o treinamento de pessoal. Consequentemente, as práticas culturais serão replicadas através da educação formal que é intencional e de ingênua não tem nada.

Em educação chamamos de conteúdo oculto, coisas que não estão no programa da disciplina, entretanto, o professor traz consigo como suas concepções. Com efeito, em nome de uma autonomia pedagógica, encontra-se espaço para, às vezes, subliminarmente, “fazer a cabeça” do aluno.

A questão é: “Como conseguir resultados diferentes se continuamos a fazer as coisas da mesma maneira?”

Por isso separei alguns paradigmas velhos e novos para compará-los e posteriormente, fazermos um juízo sobre “que Guarda Queremos”.

Pretendo examinar um a um, numa sequencia de publicações que você poderá acompanhar por aqui, ao tempo em que, lhe convido a deixar seus comentários, ou relatos da sua experiência pessoal com o tema.

PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS – Parte 1

 

Por oportuno, assista ao vídeo indicado a seguir:

Referências:

Significado de Paradigma. Disponível em: https://www.significados.com.br/paradigma/ . Acesso em: 19jun2019.

1 respostas em "PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS - Parte 1"

  1. Fiz agora uma viagem ao meu passado, quando desenvolvia as técnicas de grupo ….. E, constarava essa postura do “sempre foi assim”… É incrível com a resistência à mudança é inerente ao ser humano.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2018, Professor Aureliano todos os direitos reservados.