fbpx

Promoções na Carreira GM

Quais são os critérios utilizados para progressão na carreira nas Guardas Municipais?

 

Como são promovidos os Guardas Municipais?  Quais critérios são utilizados?

Muitas organizações do tipo Guarda Municipal, Polícia Militar, utilizam alguns critérios. Quais são esses critérios, mais comumente utilizados para progressão na carreira?

As vezes promoção por merecimento, promoção por antiguidade, por tempo de serviço, e algumas interpõem alguns cursos como pré-requisitos para a passagem de um nível para o outro.

Organizações do tipo verticalizadas, piramidais, têm na sua base o maior número de pessoas que vão executar as missões. Depois a medida que vão subindo de cargos vão ocupando encargos de coordenação ou supervisão e apenas um chega a gestão da organização em como um todo. Na base para execução nós temos a entrada nessa base por concurso público definido pela própria Constituição Federal para todos os cargos. Então ele entra como guarda municipal depois é promovido a sub-inspetor depois a inspetor e apenas um chega então ao topo da organização como comandantes. Nós temos aí os diversos níveis: operacional, tático, estratégico e o nível de política da organização. A cada nível é exigido um tipo de competência ou habilidade diferente.

Na base nós precisamos mais e pessoas que tenham força física, que tem agressividade controlada, e no topo da organização nós temos pessoas que precisam exercer mais as atividades do cérebro de raciocínio e planejamento e interpretação das políticas públicas.

Como adquirir essa habilidade?

Na entrada nós todos sabemos que através do curso de formação, mas entre uma graduação e outra que vai sendo promovido é de se perguntar como foi que ele obteve a habilidade para coordenar equipes? Como foi que ele teve habilidades ou competências para exercer supervisão? Já que sabemos que no caso do comandante é escolha ou indicação política que ele alça chegando ao topo da organização.

Vamos focar em como foram adquiridas as habilidades e as competências necessárias para o exercício da coordenação ou para o exercício da supervisão. Não necessariamente Isso precisa ser por curso. Às vezes no exercício da função por vários anos a pessoa adquire, por hábito, aquela habilidade necessária para o exercício do cargo, mas isso leva algum tempo e vai depender do esforço individual de cada um.

As múltiplas Inteligências

E ai chegamos à questão das múltiplas inteligências a que se refere Howard Gadner, porque às vezes uma pessoa tem uma inteligência lógico-matemática, outra mais musical, outra mais corporal-cinestésica. O certo é que ninguém tem todas essas inteligências concentradas e no mesmo nível para que possa exercer desde o nível da execução até o nível da gestão da organização.

Em algum momento em algum momento você tem pessoas que chegam ao topo da organização mas estão muito ligadas ao seu passado quando eram operacionais, carregam isso a vida toda. Não se preocuparam em fazer cursos não se preocuparam em um aperfeiçoamento pessoal, e aí um dia por indicação política ele chega ao topo da organização. Ele vai ter muita dificuldade para interpretar os planos políticos ou então ele vai se submeter a receber esses planos políticos da forma como os governos lhes impõe sem nenhum raciocínio mais elaborado ou de planejamento na organização. Você vai ver pessoas que ao subir de nível muitas vezes ficam presas ao nível que o antecedeu.

Compartilhando Experiências

Lembro que tínhamos na Polícia Militar um curso de habilitação para praças, possibilitando a passagem de um Praça para ser oficial. Pelo perfil profissiográfico de entrada, a exigência era muito mais concentrada num nível de inteligência sinestésica, corporal, de uso de força física, e ao ser promovido a oficial, o foco de exigência era voltado para liderança, planejamento no nível tático, ou mais ainda, para o nível estratégico, e não se tinha o mesmo desempenho.
Geralmente, a pessoa estagnou porque seu nível de inteligência era primordialmente de execução, porque não desenvolveu ao longo dos anos, ou era limitado.
O grande questionamento é: Como o Sistema de Ensino pode ajudar a organização? Já que ninguém tem todas as inteligências no mesmo nível.

Por isso a seleção de entrada nas Polícias Militares é diferente. Exige-se para entrada como praças, como executores: uma inteligência muito mais voltada para uso de força controlada, e para oficiais que vão trabalhar com planejamento: liderança de pessoas outras inteligências.

Isso ocorre nas diversas organizações. Não raramente, quando se tem um funcionário que entrou na base como início de carreira e chega ao topo da organização por simples promoções por tempo de serviço, sente muita dificuldade em trabalhar com recursos humanos ou de liderar pessoas ou de planejar. O mesmo ocorre quando a organização recebe na entrada, pessoas com perfil mais que o exigido. Elas sempre vão se sentir deslocadas, como se estivessem sendo subutilizadas.

Ainda compartilhando experiências, lembro de um tempo que estava na ativa na Polícia Militar, e que participamos da formação de novos Sargentos que tinham origem como Soldados. Muitos ficavam ainda tão presos ao passado que ao serem promovidos, ao invés de ficarem alegres porque iam comandar destacamentos, ou outros cargos para a graduação de sargentos, reclamavam e queriam voltar a ser motoristas de guarnição. Ou seja, o curso servia apenas para promoção salarial, mas não queriam assumir a responsabilidade das novas funções.

Repito, isso não é privativo de vida militar, ocorre na maioria das organizações verticalizadas. Na construção civil por exemplo, observe os papeis de pedreiro, mestre de obras, e de engenheiro. Os papéis são sempre bem definidos. Não é regra que um pedreiro um dia não possa ser engenheiro. Mas aqui o foco é como ele vai conseguir isso.

Nós vamos continuar esses assuntos sobre doutrinas e eu espero que esse tenha Instigado você a raciocinar, a pensar sobre esse assunto e investigar como acontecem na sua organização os critérios de Promoção e como essas habilidades e competências foram adquiridas ou foram conseguidos através de cursos, de treinamento no passo a passo para organização. Se quiser compartilhar suas experiências conosco, envie-nos texto pelo WhatsApp:

 

(81) 981015262.

 

 

Até o próximo assunto então!

 

Assista no nosso canal

 

 

 

 

 

 

Leia Mais

Quem é Howard Gardner e o que é Teoria das Inteligências Múltiplas. Disponível em: < https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/quem-e-howard-gardner-especialistas-em-educacao/>. Acesso em: 23jul21.

 

02/08/2021
© 2018, Professor Aureliano todos os direitos reservados.